sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cândido ou Otimismo - Voltaire





Livro: Cândido ou Otimismo 
Autor:  Voltaire  
Editora: Bestbolso e Ediouro
Páginas: 168 

Cândido estava na estante (pegando poeira?!) há um bom tempo, lá se vão uns bons dez anos. Loucura de quem compra mais livros do que consegue ler. Muitas indicações pareciam dizer que se tratava de um livro divertido e eu quase o retirei da pilha lá em fevereiro quando o tema do mês era livros que nos façam rir. Mas, como não tinha ideia de nenhum livro para novembro, livros banidos. Resolvi deixa-lo para depois. Na verdade o Cândido  foi a segunda leitura do mês.

E embora a grande maioria das resenhas e opiniões serem de um livro para rir, eu dei alguns sorrisos, e muito raramente risos.  A narrativa de Voltaire é sim carregada de uma refinada ironia, mas como rir das tantas desventuras porque passa o coitado do Cândido e sua amada?  Muitas vezes  tive a impressão de estar   assistindo a um desenho de Hanna Barbera, no estilo Tom e Jerry, onde os personagens são atropelados, amassados,  estropiados, morrem e renascem tal qual uma fênix .


Penso que ‘ Pangloss me enganou cruelmente quando me dizia que tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis’.  Mas, quem sabe se formos para outro universo, como bem pensou Cândido ‘ é nele que sem dúvida tudo vai bem’. O que me faz pensar nos discursos de nossos políticos aonde tudo vai bem e não há mais nada a fazer. 

Resumindo Cãndido é muito, muito bom, mas não é o que eu esperava, ainda que eu nem saiba o que era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário