quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O clube das encalhadas - Catarina Fonseca




Título: O clube das encalhadas
Autora: Catarina Fonseca
Editora: Caminho 
Páginas: 344

Quando vi no Desafio o tema autores portugueses contemporâneos, meu primeiro pensamento foi: Ai! Meu Deus! E depois de busca daqui, procura de lá, cheguei à triste conclusão que terei que ficar com o Saramago. Nada contra o autor, mas odeio a obviedade nas minhas leituras. Adoro descobrir livros esquecidos ou não "descobridos"  por outros leitores [eu sei, eu sei,  eu deveria dizer descobertos, mas não resisti a uma rima tosca]. Bem voltemos aos portugueses contemporâneos, e depois de pedir dicas, sugestões, eis que me aparece este O clube das encalhadas escrito por Catarina Fonseca. E penso eu: ufa! encontrei alguma coisa leve e divertida! Uhuuu!!!

Pois então, o livro é realmente leve e tem diversas passagens que achei muito engraçadas. O clube é formado por Ana Sofia (que canta na banda Hades Querer e Não Hades Poder), Barbie, Joca (o conde que sede o ap. para os encontros do Clube), a Nance e talvez tenha mais alguém. Mas, não lembro...  Ah! em a Odile!

Mas, a leitura não rola. Na verdade sinto-me conversando com uma bêbada, que fala o tempo todo e durante este tempo pula de um assunto pra outro de modo absurdamente aleatório. Ainda assim, posso afirmar o livro é bem divertido. Embora tenha absoluta certeza de que não lembrarei de coisa alguma daqui a seis meses. ;-)

Como a moderação disse que poderíamos ler o livro a qualquer  tempos a leitura deste começou lá por março quando estava em férias e pelo andar da carruagem vou chegar ao mês de postar a resenha sem ter concluído a leitura deste bendito livro, já estamos no início de agosto....  Bem a leitura foi concluída quase no final do mês de agosto.  E pode ter certeza este é um romance pimba!

Alguns grifos: 

Está muito calor para filosofias, especialmente as semânticas. [24.03.2013]

Eu não acredito que estou a citar o Harry Potter e não lembro nada de Shakespeare. [26.03.2013]

Tem um ar fofo, odeio essa palavra fofo, principalmente quando aplicada a seres com alma e honra. [26.03.2013]

Não dá. Patronato e sindicalista estão bem é separados, pelo menos enquanto dura o expediente. [26.03.2013]


depressão afeta-me sempre o disco rígido.  [01.04.2013]

É gay? - Pior, é amigo. [01.04.2013]

onde se lê Shakespeare e Homero e Asterix com os pés sobre o Destino,  a Dor e a Desgraça.  [21.04.2013]


Às vezes não conseguimos viver com a pessoa a quem mais amamos. Às vezes o próprio amor exclui a realidade.
E às vezes - diz a Ana Sofia - a realidade exclui o amor.  [10.07.2013]

Nós não somos velozes. Somos lentas como nuvens. A Sherazade levou 1001 noites para seduzir o sultão. [03.08.2013]


 Não podes acabar assim o teu romance pimba. [ 25.08.2013]

2 comentários:

  1. O título do livro já é engraçado. Pena que a leitura nao é tao prazerosa, nao é? As citaçoes tb sao boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana.
      O livro não me pegou como se costuma dizer...

      Excluir