domingo, 5 de maio de 2013

O mágico de Oz - L Frank Baum




Título: O mágico de Oz 
Autor: L Frank Baum
Edição L&PM
Páginas: 168
Início: 21.04.2013 - Fim: 01.05.2013 

Não houve um motivo especial para escolher este livro. Estava entre os livros da pilha e servia para o tema do mês: Livros citados em filmes. Minhas buscas me fizeram chegar a  este Mágico de Oz que segundo alguns blogs foi citado no filme Coração de tinta.

Só posso dizer que que ler este livro foi extremamente agradável e prazeroso. Confesso que não fiz uma leitura do tipo analítico, a tentar perceber o que está nas entrelinhas. Então o que li fui puro prazer e deleite. Uma história gostosa e que me fez lembrar de O vento nos salgueiros, de Kenneth Grahame, que li quando o descobri entre os livros citados por Manguel em Os livros e os dias, ali ele diz: "O vento nos salgueiros é todo sobre o lar" (pág. 125). [Aliás recomendo os dois]. Mas, voltemos ao Mágico de Oz que também é todo sobre o lar, a jornada de Dorothy para retornar ao lar, assim como a Toupeira.

Certamente o livro se presta à inúmeras análises: psicológicas, literárias, etc. Mas, como disse acima  não foi este o meu objetivo. Tudo o que eu queria era um livro gostoso de ler e que transportasse para um mundo mágico e fantástico bem diferente e distante da realidade do cotidiano e foi isto que encontrei.

A edição que li foi a da L&PM ideal para carregar na bolsa, mas penso que a narrativa merece capa dura e boas ilustrações e eu também. Então é possível, que saia à caça de uma edição nestes moldes. Nunca é demais repetir: dicas são bem vindas...

Alguns dos grifos [e foram poucos]: 

Não existe nenhum lugar como o nosso lar. [29]

O lenhador sabia muito bem que não tinha coração, e portanto tomava todo o cuidado para não ser mau ou grosseiro com ninguém. [47]

O choro enferruja. [47]


Nenhum comentário:

Postar um comentário